musicas

musicas

musicas

musicas

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Baquete

 - Atualizado em 


Além da seleção brasileira, Finlândia, Grécia e Turquia também ganham convites para a competição masculina, que será realizada na Espanha, entre agosto e setembro

Por Rio de Janeiro
Comente agora
Após quatro meses de muita expectativa, o Brasil, enfim, está confirmado no Mundial masculino de basquete deste ano. A Federação Internacional de Basquete (Fiba) anunciou na manhã deste sábado os quatro países convidados para participar da competição que acontece na Espanha, de 30 agosto a 14 de setembro. Além da seleção brasileira, Grécia, Turquia e a estreante Finlândia também receberam o benefício. Com todas as 24 seleções definidas, na próxima segunda-feira serão sorteados os grupos do torneio. 
Brasil basquete convite FIBA (Foto: Divulgação)Com uma montagem em sua página no twitter, Fiba anuncia os quatro países convidados (Foto: Divulgação)

O Brasil ocupa atualmente a 10ª posição no ranking mundial da Fiba. Grécia, Turquia e Finlândia aparecem, respectivamente, em 5º, 7º e 39º. Outros oito países estavam na briga pelas quatro vagas oferecidas pela Fiba. São eles: Rússia (6ª), Nigéria (18ª), Canadá (25ª), Venezuela (28ª), Israel (37ª), Polônia (40ª), Qatar (42ª) e Bósnia (57ª). China (12ª), Alemanha (14ª) e Itália (21ª) também haviam feito o pedido do convite em outubro do ano passado, mas desistiram. Os países não estavam dispostos a pagar meio milhão de dólares pedidos (R$ 1,2 milhão) para Fiba, a título de contribuição para a fundação da entidade que promove o basquete pelo mundo. 
Além da contribuição, os critérios utilizados na escolha foram popularidade do basquete no país, cobertura das emissoras de televisão, apoio governamental à confederação local e comprometimento dos principais jogadores do país, o que não houve com o Brasil na Copa América, quando o time, sem os principais atletas da NBA, foi eliminado logo na primeira fase
Marcelinho Huertas basquete Brasil Jamaica (Foto: AP)A seleção brasileiro não venceu nenhum jogo na Copa América, competição seletiva para o Mundial (Foto: AP)

Apesar da péssima campanha na Copa América e de não ter conseguido garantir a vaga para o Mundial dentro de quadra, a seleção brasileira sempre foi apontada como uma das fortes candidatas a um dos quatro convites. O histórico do Brasil, que nunca ficou fora de uma edição do Mundial, foi fundamental. Além disso, o país tem dois títulos mundiais no currículo: 1963 e 69.
Esta será a última vez que a Federação Internacional de Basquete adotará o sistema de "Wild Card", no qual são oferecidos convites para os países escolhidos. A partir de 2017, todas as seleções terão de passar por uma longa seletiva, que terá 18 meses de duração, para garantir vaga no Mundial. 
Confira a lista dos países que vão disputar o Mundial:
Angola
Argentina
Austrália
Brasil
Croácia
República Dominicana
Egito
Finlândia
França
Grécia
Irã
Coreia do Sul
Lituânia
México
Nova Zelândia
Filipinas
Porto Rico
Senegal
Sérvia
Eslovênia
Espanha
Turquia
Ucrânia
EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário